terça-feira, 18 de maio de 2010

Concorrência


DISPUTA DE GIGANTES NO MERCADO DE FRALDAS:

Kimberly-Clark lança versão mais sofisticada da Turma da Mônica para enfrentar P&G. Com o lançamento da Turma da Mônica Soft Touch, a Kimberly-Clark, que há três anos é líder do mercado de fraldas (em volume), entra no segmento premium, que no ano passado faturou cerca de R$ 282 milhões. Com o novo produto, a Kimberly quer abocanhar essa fatia do mercado, até agora liderada (em valor) pela Pampers, da Procter & Gamble.
O mercado de fraldas, incluindo os fabricantes informais, movimentou em 2005, R$ 2,7 bilhões, com 5,5 bilhões de unidades comercializadas em todo o País. "Esse é um mercado que cresce cerca de 10% ao ano e ainda tem muito espaço", diz o diretor de marketing da Kimberly-Clark, Eduardo Aron.
"Com as fraldas da Turma da Mônica, conquistamos a liderança de mercado, que segundo dados da AC Nielsen referentes a março e abril deste ano, é de 21,3% em volume, seguido da Pampers, com 20%", diz Aron. Em valor, a marca da P&G fica em primeiro, com participação de 25,5%, seguida da Kimberly, com 24,7%.
"Enquanto as concorrentes produzem fraldas para disputar com as nossas, voltadas para a classe média, nós fazemos um caminho diferente. Assim, com o lançamento da Turma da Mônica Soft Touch, entramos no segmento premium, oferecendo um produto de qualidade, uma vez que a fralda evoluiu nos últimos anos, oferecendo além de proteção, conforto, com ajuste melhor", segundo o executivo da Kimberly.
A fralda Turma da Mônica Soft Touch foi desenvolvida com tecnologia da Huggies, a marca da Kimberly-Clark que é líder nos Estados Unidos. "A fralda é inovadora porque é feita com um não-tecido, com toque de algodão, que permite à pele do bebê respirar. Também possui formato mais anatômico, elástico nas costas, velcro mais macio e blockgel para evitar vazamentos. O benefício de todas essas qualidades é um bumbum mais sequinho para os bebês", comenta Aron.
Para 2006, a Kimberly programou um investimento de mais de R$ 20 milhões em pesquisas e marketing para a linha de fraldas. "Só para a Soft Touch foram destinados 70% de toda essa verba, pois esse é nosso principal lançamento em fraldas este ano", informa Aron.
Várias ações de marketing estão sendo realizadas, segundo o diretor de marketing. Entre elas, demonstração nos pontos-de-venda, feita por mulheres que são mães e assim podem orientar melhor as consumidoras, muitas delas, mães de primeira viagem. A Kimberly-Clark também patrocina a TV Mulher & Mães, canal de programas dirigidos a jovens mães, com veiculação em 150 maternidades no País.


Fonte: Gazeta Mercantil

Contribuição: Marcela Marcelino e Géssica Dias

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