Cada vez mais consumidores buscam produtos feitos na medida certa. A regra vale também para o mercado infantil. Baby ou Kids, o que se vê é um crescimento do consumo desses produtos. O mercado infantil cresce em ritmo acelerado no Brasil, 14% ao ano, o dobro do verificado nos segmentos voltados para adultos, colocando o país na posição de segundo maior consumidor - conforme dados do instituto de pesquisa Euromonitor - de produtos infantis (destinados a pessoas de 0 a 10 anos), que em 2005 movimentou R$ 496,5 milhões e R$ 1,5 bilhão no mercado de fraldas descartáveis.
Xampus e sabonetes ainda são as categorias mais expressivas, tanto em volume quanto em valor. Os xampus tiveram um faturamento de R$ 78,3 mil em 2005, um crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior. Já os sabonetes registraram uma alta de 11% em valor, alcançando R$ 93,8 mil no ano passado. Mas cremes e loções e escovas dentais são as que mais crescem. Destaque para colônias, que têm maior faturamento R$ 103,3 milhões em 2005 e para as escovas dentais com a maior participação em volume 33,3 toneladas vendidas em 2005.
Pesquisa realizada pela Latin Panel revela que os lares com crianças até cinco anos apresentam gastos 10% acima dos da média da população com higiene pessoal, representando 19% da população e 21% de consumo no país. Puxados principalmente pelas despesas com fraldas, xampus, sabonetes e colônias. Este extrato da família apresentou em 2005 uma renda média mensal de R$ 1.244,00 enquanto o gasto médio mensal no mesmo período foi de R$ 1.309,00. Deste gasto total, 36% foram destinados ao consumo dos não-duráveis. Essas famílias vão 11% mais vezes ao ponto-de-venda e gastam 14% a mais que a média da população. D
e acordo com a ACNielsen , cerca de 40% das compras em supermercados são influenciadas pelos filhos. Os pais nunca gastaram tanto com o consumo dos filhos como agora. A consultoria revela que o mercado de fraldas descartáveis infantis, produto que é o carro-chefe da seção de produtos infantis, vem crescendo à média de 11,5% nos últimos cinco anos. No acumulado de 2006 (até outubro), o segmento apresenta alta de 10% em volume e 13,1% em faturamento. Em 2005, o mercado foi 5,9 bilhões de fraldas e R$ 1,5 bilhão de faturamento, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ( ABIHPEC ). Resultados que ocorreram por causa do aumento do poder aquisitivo das classes populares, a redução do custo unitário e inovações em produtos e embalagens. Além disso, a entidade informa que 68,5% do valor de vendas é representado pelo varejo. Dados que confirmam a lucratividade e a busca pelos produtos nos pontos-de-venda.
O mercado brasileiro de fraldas descartáveis é de cerca de 6 bilhões de unidades. A média de crescimento entre 2001 e 2005 é de 11,5%. No acumulado de 2006 até o bimestre set/out o crescimento do mercado foi de 10% em volume e 13% em faturamento. O índice penetração do produto é de 80%. As importações de janeiro a novembro de 2006 atingiram US$36,44 milhões, 515,8% acima da verificada no mesmo período em 2005. As vendas externas totalizavam US$ 3,45 milhões no período, gerando déficit comercial de US$ 33,19 milhões.
Xampus e sabonetes ainda são as categorias mais expressivas, tanto em volume quanto em valor. Os xampus tiveram um faturamento de R$ 78,3 mil em 2005, um crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior. Já os sabonetes registraram uma alta de 11% em valor, alcançando R$ 93,8 mil no ano passado. Mas cremes e loções e escovas dentais são as que mais crescem. Destaque para colônias, que têm maior faturamento R$ 103,3 milhões em 2005 e para as escovas dentais com a maior participação em volume 33,3 toneladas vendidas em 2005.
Pesquisa realizada pela Latin Panel revela que os lares com crianças até cinco anos apresentam gastos 10% acima dos da média da população com higiene pessoal, representando 19% da população e 21% de consumo no país. Puxados principalmente pelas despesas com fraldas, xampus, sabonetes e colônias. Este extrato da família apresentou em 2005 uma renda média mensal de R$ 1.244,00 enquanto o gasto médio mensal no mesmo período foi de R$ 1.309,00. Deste gasto total, 36% foram destinados ao consumo dos não-duráveis. Essas famílias vão 11% mais vezes ao ponto-de-venda e gastam 14% a mais que a média da população. D
e acordo com a ACNielsen , cerca de 40% das compras em supermercados são influenciadas pelos filhos. Os pais nunca gastaram tanto com o consumo dos filhos como agora. A consultoria revela que o mercado de fraldas descartáveis infantis, produto que é o carro-chefe da seção de produtos infantis, vem crescendo à média de 11,5% nos últimos cinco anos. No acumulado de 2006 (até outubro), o segmento apresenta alta de 10% em volume e 13,1% em faturamento. Em 2005, o mercado foi 5,9 bilhões de fraldas e R$ 1,5 bilhão de faturamento, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ( ABIHPEC ). Resultados que ocorreram por causa do aumento do poder aquisitivo das classes populares, a redução do custo unitário e inovações em produtos e embalagens. Além disso, a entidade informa que 68,5% do valor de vendas é representado pelo varejo. Dados que confirmam a lucratividade e a busca pelos produtos nos pontos-de-venda.
O mercado brasileiro de fraldas descartáveis é de cerca de 6 bilhões de unidades. A média de crescimento entre 2001 e 2005 é de 11,5%. No acumulado de 2006 até o bimestre set/out o crescimento do mercado foi de 10% em volume e 13% em faturamento. O índice penetração do produto é de 80%. As importações de janeiro a novembro de 2006 atingiram US$36,44 milhões, 515,8% acima da verificada no mesmo período em 2005. As vendas externas totalizavam US$ 3,45 milhões no período, gerando déficit comercial de US$ 33,19 milhões.
Fonte: ACNielsen e Abihpec
Contribuição: Sérgio Antônio e Jean Vinícius
2 comentários on "Mercado Infantil movimenta milhões no Brasil"
Esses dados sao de qual periodo?
Olá, gostei do blog, acabei de ver que estou entre seu blogs amigos! Obrigada, te adicionarei aos meus tbm!!!!!
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