segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mercado Infantil movimenta milhões no Brasil


Cada vez mais consumidores buscam produtos feitos na medida certa. A regra vale também para o mercado infantil. Baby ou Kids, o que se vê é um crescimento do consumo desses produtos. O mercado infantil cresce em ritmo acelerado no Brasil, 14% ao ano, o dobro do verificado nos segmentos voltados para adultos, colocando o país na posição de segundo maior consumidor - conforme dados do instituto de pesquisa Euromonitor - de produtos infantis (destinados a pessoas de 0 a 10 anos), que em 2005 movimentou R$ 496,5 milhões e R$ 1,5 bilhão no mercado de fraldas descartáveis.

Xampus e sabonetes ainda são as categorias mais expressivas, tanto em volume quanto em valor. Os xampus tiveram um faturamento de R$ 78,3 mil em 2005, um crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior. Já os sabonetes registraram uma alta de 11% em valor, alcançando R$ 93,8 mil no ano passado. Mas cremes e loções e escovas dentais são as que mais crescem. Destaque para colônias, que têm maior faturamento R$ 103,3 milhões em 2005 e para as escovas dentais com a maior participação em volume 33,3 toneladas vendidas em 2005.

Pesquisa realizada pela Latin Panel revela que os lares com crianças até cinco anos apresentam gastos 10% acima dos da média da população com higiene pessoal, representando 19% da população e 21% de consumo no país. Puxados principalmente pelas despesas com fraldas, xampus, sabonetes e colônias. Este extrato da família apresentou em 2005 uma renda média mensal de R$ 1.244,00 enquanto o gasto médio mensal no mesmo período foi de R$ 1.309,00. Deste gasto total, 36% foram destinados ao consumo dos não-duráveis. Essas famílias vão 11% mais vezes ao ponto-de-venda e gastam 14% a mais que a média da população. D

e acordo com a ACNielsen , cerca de 40% das compras em supermercados são influenciadas pelos filhos. Os pais nunca gastaram tanto com o consumo dos filhos como agora. A consultoria revela que o mercado de fraldas descartáveis infantis, produto que é o carro-chefe da seção de produtos infantis, vem crescendo à média de 11,5% nos últimos cinco anos. No acumulado de 2006 (até outubro), o segmento apresenta alta de 10% em volume e 13,1% em faturamento. Em 2005, o mercado foi 5,9 bilhões de fraldas e R$ 1,5 bilhão de faturamento, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos ( ABIHPEC ). Resultados que ocorreram por causa do aumento do poder aquisitivo das classes populares, a redução do custo unitário e inovações em produtos e embalagens. Além disso, a entidade informa que 68,5% do valor de vendas é representado pelo varejo. Dados que confirmam a lucratividade e a busca pelos produtos nos pontos-de-venda.

O mercado brasileiro de fraldas descartáveis é de cerca de 6 bilhões de unidades. A média de crescimento entre 2001 e 2005 é de 11,5%. No acumulado de 2006 até o bimestre set/out o crescimento do mercado foi de 10% em volume e 13% em faturamento. O índice penetração do produto é de 80%. As importações de janeiro a novembro de 2006 atingiram US$36,44 milhões, 515,8% acima da verificada no mesmo período em 2005. As vendas externas totalizavam US$ 3,45 milhões no período, gerando déficit comercial de US$ 33,19 milhões.

Fonte: ACNielsen e Abihpec
Contribuição: Sérgio Antônio e Jean Vinícius

2 comentários on "Mercado Infantil movimenta milhões no Brasil"

ISIS on 3 de outubro de 2010 às 03:51 disse...

Esses dados sao de qual periodo?

Day on 12 de agosto de 2011 às 22:13 disse...

Olá, gostei do blog, acabei de ver que estou entre seu blogs amigos! Obrigada, te adicionarei aos meus tbm!!!!!

 

Respira Bumbum Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez